Missão

Realizar pesquisa e desenvolvimento na área de otimização e escalonamento de Bioprocessos

Visão

Ser reconhecido a nível internacional como um laboratório de excelência em escalonamento de bioprocessos, tanto de cultivos submersos como em estado sólido.

Valores

  • Valorizar a formação de alunos e profissionais envolvidos no laboratório
  • Prezar pela sustentabilidade de processos e preservação/remediação do meio ambiente
  • Prezar pela Segurança laboratorial e do ambiente de trabalho como um todo
  • Buscar excelência, qualidade, ética, moralidade, transparência, acessibilidade à informação, empreendedorismo e inovação

 

Fachada LaBiM - Unidade Pólo de Xistoquímica UFRJ
Fachada LaBiM - Unidade Pólo de Xistoquímica UFRJ

 

O Laboratório

O objetivo principal dos projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório é otimizar e escalonar os Bioprocessos que levam à obtenção de hidrolases, preparados enzimáticos de baixo custo, biosurfactantes e biopesticidas, empregando-se técnicas e conhecimentos desenvolvidos no país e em cooperação com o exterior. A estrutura do laboratório também é singular, contando com uma Planta Piloto para escalonamento de cultivos submersos.

A atividade de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia Microbiana é singular no quadro nacional da pós-graduação, uma vez que seu foco está direcionado à Biotecnologia Industrial. Porém, esse direcionamento está calcado numa abordagem científica que está centrada na bioquímica dos micro-organismos, procurando estudar os aspectos de seu metabolismo, tanto para gerar novos conhecimentos como para nortear a utilização dos mesmos em bioprocessos de interesse industrial. Desta forma, é possível incorporar os conhecimentos advindos das ciências básicas e interpretá-las sob a ótica do processo, promovendo sua tradução tecnológica, e estabelecendo novos patamares de desenvolvimento da produção dos bioprodutos com concomitante formação de recursos humanos na área da ciência básica e aplicada. 

 

 

Política da Qualidade

A Política da Qualidade está alinhada ao propósito da organização, e consequentemente busca refletir o comprometimento da alta direção e demais colaboradores do LaBiM, visando cumprir os requisitos legais da norma ISO 9001:2015, bem como ensejar a busca da melhoria contínua e da eficácia de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Serão adotadas e incentivadas as boas práticas profissionais, a qualidade dos  serviços prestados, os cuidados com a segurança e saúde no trabalho, com os aspectos ambientais, a comunicação interna, a realimentação de clientes, a análise crítica dos contratos de serviços, bem como, o levantamento anual dos cenários interno e  externo para ampliação da participação no mercado, refletindo no planejamento estratégico para a definição dos objetivos e metas da organização.

O LaBiM possui equipe comprometida e mecanismos para garantir permanente análise crítica da direção em relação aos objetivos da Qualidade.

O LaBiM realiza pesquisa e auxilia na formação de alunos e pesquisadores na área de escalonamento de Bioprocessos, seguindo Sistema de Gestão da Qualidade, conforme norma NBR ISO 9001:2015, de Segurança e Saúde no Trabalho, conforme a norma BS OHSAS 18001:2007, Ambiental, conforme norma NBR ISO 14001:2015.

Esta política reflete o comprometimento de toda a equipe LaBiM, de forma integrada, valorizando os seguintes aspectos:

a) A Política de Gestão está documentada, implementada e mantida em todos os níveis do LaBiM;

b) O LaBiM se compromete a oferecer formação de pesuisadores serviços de pesquisa aos seus clientes em conformidade com as normatizações vigentes verificando as suas necessidades e realizando seu atendimento emparelhado com os requisitos normativos;

c) Os objetivos da Qualidade, para atender as normas ISO 9001:2015, são definidos anualmente, de forma clara, no planejamento estratégico do LaBiM para efeito da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade do LaBiM ;

d) O LaBiM, através de seus planos, garante que a sua política de gestão da qualidade esteja implementada e que todo o pessoal do laboratório envolvido nas atividades esteja familiarizado com a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade;

e) O LaBiM tem compromisso de cumprir a legislação, regulamentos em vigor e outros requisitos subscritos pelo mesmo;

f) O LaBiM garante a divulgação da sua política de gestão da qualidade para toda sua equipe ou àqueles que trabalhem em seu nome para conscientizá-los de suas obrigações pessoais relacionadas à Qualidade. Esta política está disponível às partes interessadas e ao público em geral no quadro do LaBiM e no site (em construção) do LaBiM.

g) A política de gestão da qualidade é revista anualmente em reunião apropriada de análise crítica da coordenação;

h) A conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade do LaBiM é assegurada através das auditorias internas e de terceira parte.

i) A Coordenadora do LaBiM assegura que a política da qualidade está em consonância com os propósitos da UFRJ, comprometendo-se em atender aos requisitos normativos e melhorar continuamente a eficácia do SGQ, provendo meios para o estabelecimento dos objetivos e análise crítica da Qualidade, a qual deverá ser comunicada e entendida por todo o Laboratório LaBiM, de forma a receber contribuições para sua continuidade e adequação.